sexta-feira, 9 de julho de 2010

CAULE

     O Caule é um órgão aéreo, é portador de folhas (órgãos fotossintetizantes), gemas (ramos cobertos de escamas protetoras), e também podem portar flores (estruturas reprodutivas). Ele apresenta uma zona meristemática apical, denominada gema apical, e zonas meristemáticas secundarias denominadas gemas laterais. Os caules têm atuam como uma estrutura de coexão etre as raízes e as folhas.
     O caule tem como funções: dar sustentação a planta e transportar a seiva bruta e a seiva elaborada. Sendo seus vasos condutores:
O xilema transporta água e minerais provenientes das raízes às partes aéreas;
O Floema transporta nutrientes fabricados nas folhas a outras partes da planta.


Caules Herbáceos: possuem uma epiderme protetora externa ao córtex, que consiste basicamente de parênquima e algum colênquima.
Tecidos Vasculares: está organizado em feixes os quais se dispõem desordenadamente nas monocotiledôneas. Onde cada um é constituído de xilema, floema e esclerênquima.
Caules Lenhosos: possuem uma camada protetora de casca resistente, perfurada com lenticelas (poros), que permite a troca de gases. Interiormente à casca existe um anel de floema que envolve uma região de xilema.

Entre os caules aéreos os mais conhecidos são:
o Tronco: caule ramificado, resistente e lenhoso, típico das plantas arbóreas. Ex: eucaliptos e abacateiros.
o Estipe: caule cilíndrico, sem ramos e dotado de folhas situadas no ápice. Ex: palmeiras.
o Colmo: caule com nós nítidos e entrenós formando os populares gomos. Ex: bambu e cana-de-açúcar.
o Haste: caule delicado e flexível, comum em plantas herbáceas. Ex: copo-de-leite.

Entre os caules subterrâneos, destacam-se:
o Tubérculo: caules que armazenam substâncias nutritivas. Ex: batata inglesa.
o Rizoma: caule alongado que normalmente se desenvolve de maneira paralela à superfície terrestre. Ex: bananeiras e samambaias.

     As células organizam-se em um circulo separando o floema para fora e o xilema para dentro. Esse círculo é o câmbio, constituído de células meristemática. O que fica dentro dos feixes tem o nome de câmbio fascicular e o que fica entre os feixes é o cambio interfascicular. A partir do câmbio formam-se novos elementos do floema e do xilema e, assim, o feixe cresce em espessura. O crescimento do feixe é acompanhado pelos outros elementos do caule, inclusive pelo parênquima.
     Os caules em geral das monocotiledôneas não apresentam crescimento em espessura, pois essa característica pertence às dicotiledôneas arbóreas e de gimnospermas. As quais o xilema forma a madeira ou alburno e o cerne da madeira, localizado no centro do tronco, é constituído por xilema que já não conduz mais a seiva bruta, e sua coloração é sempre mais escura que o alburno. E nesse grupo de plantas o floema localiza-se junto à casca do tronco.





7 comentários:

  1. "o Tubérculo: caules que armazenam substâncias nutritivas. Ex: batata inglesa". Está errado, tubérculo são raízes que armazenam substâncias nutritivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto dizer que tubérculos são caules de reserva. Raízes de reserva são chamadas de tuberosas, como no caso da batata-doce

      Excluir
    2. Exatamente como a Maria Julia falou :)

      Excluir
  2. não confunda á raiz é tuberosa e o caule se da o nome de tubérculo.

    ResponderExcluir