sexta-feira, 9 de julho de 2010

FOLHA

Morfologia

     A folha tem como principais funções: realização das trocas gasosas, da fotossíntese, da transpiração (perda de H2O na forma de vapor), gutação (perda de H2O na forma liquida) e reprodução assexuada em alguns casos.
É composta por:

Limbo: superfície verde, percorrida pelas nervuras. O limbo se divide em:
• folhas simples: quando o limbo é único.
• folhas compostas: quando o limbo está dividido em partes.Pecíolo: estrutura de sustentação da folha e liga-a ao caule.

Bainha: forma-se no pecíolo, protege as gemas vegetativas.
Estípulas: formações geralmente duplas e pontiagudas que ficam junto a base da folha
Obs.: Em algumas plantas as estípulas podem ser transformadas em espinhos.
Nervuras: encerram os vasos condutores e podem ser:
• Paralelinérveas: possuem nervuras paralelas, características das monocotiledôneas.
• Peninérveas: uma nervura mediana da qual saem ramificações, características das dicotiledôneas.
     Nem todas as folhas são completas (limbo, pecíolo e bainha), onde o pecíolo é ausente as folhas são chamadas de invaginantes, em outros casos, como no fumo, faltam o pecíolo e a bainha, o limbo prende-se diretamente ao tronco, neste caso as folha é chamada de séssil.

 

Anatomia

A folha é constituída por:
Duas epidermes: a superior e a inferior, ambas não clorofiladas, na epiderme se encontram os estômatos.

Estômatos: são estruturas celulares que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente
Obs.: embora existam folhas com estômatos nas duas epidermes é mais comum encontra-los na epiderme inferior, porque, em regiões onde a incidência de luz solar é intensa a epiderme superior aquece mais que a inferior, aumentando a perda de água por evaporação, portanto a existência de estômatos na epiderme superior poderia ser desvantajosa para a planta, por permitir a saída excessiva de água.

Parênquima paliçádico: suas células justapostas evitam que o interior da folha receba iluminação e calor excessivos. 
• Os cloroplastos no parênquima paliçádico estão “enfileirados” uns sob os outros, isso os protege da iluminação excessiva, que para eles é prejudicial.

Parênquima lacunoso ou esponjoso: suas células são arredondadas e existem espaços entre elas, essas lacunas se comunicam com os estômatos facilitando a aeração da folha. 
• Os cloroplastos no parênquima lacunoso estão distribuídos desordenadamente dentro das células, como a luz que atinge o parênquima lacunoso é uma luz difusa, que já atravessou o parênquima paliçádico, essa disposição desordenada dos cloroplastos aumenta a captação da energia luminosa.

3 comentários: